Psicodélicos e Saúde Mental

Baseado em 244 avaliações
  • 389 Alunos matriculados
  • 45 Horas de duração
  • 48 Aulas
  • 6 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 3x R$ 318,64 (ou R$ 897,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"maravilhoso ver esse curso no mercado! eu fiz o meu trabalho de conclusão de curso sobre psicoterapia psicodélica, quando me formei em psicologia, lá em 2014, e enfrentei muitas dificuldades em relação a isso, ninguém queria me orientar nem fazer parte da minha banca, pois é um assunto espinhoso dentro da academia, como o Eduardo ressalta muito. Mas a paixão é maior que essas estruturas arcaicas! tenho certeza que os psicodélicos são um grande passo para os estudos e os saneamentos da psique. ao longo de mais de dez anos que faço experiencias pessoais e em grupos principalmente com ayahuasca, ouço relatos maravilhosos de grandes avanços em questões mentais de muitas pessoas. Mesmo com toda a abertura que temos no Brasil com alguns psicodélicos, a maioria das pessoas que chegam até esses meios tem um perfil muito "aventureiro".E ainda é tido como um ato ousado o de estar experimentando algo que ainda, na fantasia geral da população, sofre muito preconceito e estigma. tenho certeza que o instituto Phaneros, junto com o trabalho coletivo de muitas outras instituições psicodélicas sérias e elegantíssimas vão contribuir em muito para mudar esse estigma geral que se tem sobre essas substancias divinas, que visivelmente fazem muito bem a muita gente. me coloco inclusive a disposição para contribuir com qualquer projeto pro vir que tenham! forte abraço e até a próxima! =D"
Tieê
mais avaliações

Este curso é destinado a profissionais da área da saúde em geral e especialmente os de saúde mental. Ele surgiu de uma demanda crescente por conteúdo de qualidade sobre psicodélicos por profissionais de saúde mental, aliada ao crescimento do interesse de pacientes pelo assunto. 

O principal objetivo do curso é instruir com altíssima qualidade os profissionais de saúde para que saibam orientar pacientes que tiveram, ou pretendem ter, uma experiência com substâncias psicodélicas. Para fazer isso nos apoiamos nas melhores referências científicas e clínicas da atualidade. 

O curso tem 5 módulos, sendo o primeiro introdutório, abordando nomes, doses e formas de administração das principais substâncias psicodélicas, estudos epidemiológicos sobre padrões e contextos de uso, riscos, usos ancestrais e análogos sintéticos modernos. 

No segundo módulo aprofundamos na parte essencial do curso: como orientar o paciente. Abordamos com clareza e honestidade, mas sem exageros, os riscos e ensinamos quais as preparações recomendadas para experiências proveitosas na vida de alguém. Exemplificamos os principais efeitos e como a pessoa pode se sentir numa experiência psicodélica e ensinamos também algumas técnicas de integração, que podem fazer muita diferença, seja pra quem já teve uma experiência e procura ajuda ou para quem pretende ter por alguma razão específica, seja recreativa ou em busca de resultados terapêuticos. 

Nos três módulos seguintes aprofundamos na vasta, mas muitas vezes desconhecida,  literatura científica que embasa nosso posicionamento sobre orientação a pacientes. 

No módulo 3 falamos dos principais tipos de experiências psicodélicas. 

No módulo 4 damos elementos técnicos de farmacologia e toxicologia. 

No módulo 5 falamos das perspectivas futuras, incluindo usos terapêuticos em estudos controlados, neuroimagem e da consolidação de um novo paradigma de pesquisa, desenvolvimento e tratamento na saúde mental.

Tudo isso porque, de um lado, percebemos o enorme crescimento do campo no cenário internacional, enquanto do outro vemos terapeutas muito bem formados e experientes mas que não se sentem à vontade e tampouco preparados para conversar com seus pacientes sobre este assunto. 

Seja porque não aprenderam sobre psicodélicos na universidade, seja porque não conhecem os resultados terapêuticos que podem ser alcançados trabalhando estes conteúdos na psicoterapia, ou ainda porque aprenderam que seriam drogas alucinógenas perigosas sem nenhum potencial terapêutico, como diz, equivocadamente, a classificação jurídica internacional.


1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Profissionais de: medicina, psicologia, enfermagem, química, biomedicina, ciências farmacêuticas, psicanalistas, terapeutas de várias abordagens, entre outros.

Thales Caldonazo
"Thales Caldonazo é psicólogo (CRP06/159664), psicoterapeuta corporal e estudioso dos potenciais terapêuticos de estados não-ordinários de consciência."


Thales Caldonazo é psicólogo (CRP06/159664) formado pela USP, mas sua inclinação para ciência já estava presente em sua formação anterior, física pela UNICAMP. Psicoterapeuta corporal com ênfase em Análise Bioenergética, é certificado pelo International Institute for Bioenergetic Analysis - IIBA. Seu interesse pelos potenciais terapêuticos de estados não-ordinários de consciência começou com a hipnose clínica, área na qual também é certificado internacionalmente e já lecionou cursos presenciais. Atualmente está em formação pelo Grof Legacy Training e participou do Módulo de Medicina Antiga e Psicoterapia Moderna no Peru, um dos primeiros do mundo com uso de ayahuasca.Compreende que estamos em um momento crítico na história da saúde mental, sendo urgente a integração das práticas científicas rigorosas com o conhecimento ancestral de outras tradições, bem como uma integração das intervenções medicamentosas com uma psicoterapia profunda e eficiente.



Eduardo Schenberg
"Neurocientista PhD, premiado nacional e internacionalmente, entrevistado amplamente pela mídia, pioneiro em pesquisa científica com psicodélicos."

       


Eduardo Schenberg, PhD, têm formação em biomedicina com Mestrado em psicofarmacologia pela UNIFESP, Doutorado em Neurociências pela USP e há mais de uma década pesquisa estas substâncias e os estados não ordinários de consciência. Ganhou prêmios no Brasil e no exterior, liderou pesquisa sobre ayahuasca com eletroencefalografia (EEG) no Brasil, sobre LSD com magnetoencefalografia (MEG) e ressonância magnética funcional (fMRI) no Imperial College London, sobre uso da ibogaína no tratamento da dependência química no Brasil e mais recentemente conduziu o primeiro estudo no país utilizando psicoterapia assistida por MDMA para tratamento de transtorno de estresse pós traumático severo, todos publicados em revistas científicas indexadas nas bases de dados internacionais.


O curso oferece certificado para os participantes que completarem a prova com sucesso.

Conteúdo Programático

Neste módulo introduzimos o campo de conhecimento dos psicodélicos de forma atualizada e respaldado em fontes científicas. Explicamos também porque usamos a nomenclatura “psicodélico” ao invés de alucinógeno, entre outras opções. Falamos sobre contextos de uso, qual a parcela da população que já teve experiências com tais substâncias, se existe algum padrão relevante nestes usuários, quais são as principais “novas substâncias psicoativas” e quais suas características.
  • 1. Alucinógeno perigoso ou psicodélico terapêutico?
  • 2. Epidemiologia
  • 3. Do ancestral ao moderno
  • 4. Dos psicodélicos “clássicos” às NSP (novas substâncias psicoativas)
  • 5. Xamanismo: Uma Paradigma Biopsicossocial da Consciência e Cura | Parte 1
  • 6. Xamanismo: Uma Paradigma Biopsicossocial da Consciência e Cura | Parte 2
Este módulo é o mais importante do curso! O objetivo é preparar melhor os profissionais para lidar com pacientes que trazem o assunto dos psicodélicos para o consultório, seja como plano futuro, seja como experiência já vivenciada, com qualquer resultado que seja, pavoroso ou fascinante. Apresentamos alguns dos principais cuidados que devem ser tomados quando um paciente manifesta seu interesse em ter uma experiência psicodélica, independente do contexto. Os cuidados podem ser a respeito da segurança física, da segurança emocional ou até mesmo de questões envolvendo um grupo de pessoas. Além disso, apresentamos pontos importantes que os terapeutas devem se atentar no manejo clínico de pacientes que vieram de uma experiência psicodélica e desejam compartilhá-la no consultório. Nos módulos seguintes aprofundamos os pontos centrais abordados aqui.

  • 1. Riscos
  • 2. Preparação
  • 3. A experiência
  • 4. Integração
  • 5. Journal Club: A importância do contexto
  • 6. Respiração Holotrópica e Música
  • 7. Journal Club: Música na PAP
As experiências psicodélicas podem ser muito diversas e aqui vamos abordar alguns dos principais tipos de experiências vivenciadas pelos usuários. Apresentamos a relação destas experiências com os contextos socioculturais e históricos onde elas foram estudadas, inclusive na psicologia. Também discutimos a relação entre aspectos qualitativos das experiências e resultados terapêuticos, apoiados em escalas psicométricas validadas para caracterização destas vivências subjetivas tão peculiares.
  • 1. Experiências desafiadoras
  • 2. Experiências místicas
  • 3. Dissolução do ego
  • 4. Catarse emocional (“emotional breakthrough”)
  • 5. A obra de Cláudio Naranjo - com Fátima Caldas e Ana Paula Caldas
  • 6. Psicanálises I
  • 7. Fenomenologia Existencial
  • 8. Terapias Comportamentais e PAP
  • 9. Esquizoanálise e Psicodélicos
  • 10. Psicanálises II: Sandor Ferenczi e Lacan
  • 11. Reich e Neo-Reichianos
Neste módulo aprofundamos sobre aspectos químicos, farmacológicos e toxicológicos que são essenciais. Quando falamos de drogas, lícitas ou ilícitas, e até mesmo remédios, segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Infelizmente, quando as drogas são proibidas, perde-se controle de qualidade e o que se consome muitas vezes não é o que se pensa. Aqui falamos também da importante questão dos contaminantes, das interações farmacológicas e da nova moda das microdosagens.
  • 1. Química e Farmacologia
  • 2. Toxicologia
  • 3. Interações Farmacológicas
  • 4. Contaminantes
  • 5. Microdoses
  • 6. Journal Club: Placebo e ensaio duplo-cego
  • 7. Journal Club: Psilocibina vs. Escitalopram
  • 8. Journal Club - Glândula Pineal e DMT
  • 9. Nicole Galvão-Coelho
Finalizamos este curso apontando horizontes possíveis para a pesquisa psicodélica e para o desenvolvimento de tratamentos mais rápidos, eficazes e seguros. Apontamos quais as implicações da pesquisa psicodélica para o paradigma de saúde mental, propondo uma nova perspectiva para lidar com a saúde mental. Mostramos também como alguns dos estudos de neuroimagem e eletrofisiologia suportam e dialogam com as observações clínicas, mais subjetivas. Por fim apresentamos a Psicoterapia Assistida por Psicodélicos, área que estamos expandindo no Brasil com a criação deste curso e de grupo de estudos para profissionais que se interessam por estes tratamentos inovadores e seu imenso potencial para milhões de pacientes que não respondem bem aos tratamentos psiquiátricos aprovados e disponíveis atualmente em larga escala.

  • 1. Um novo paradigma em saúde mental?
  • 2. Neuroimagem
  • 3. Psicoterapia Assistida por Psicodélicos / Breakthrough therapy
  • 4. Journal Club: Revisão Neuroimagem
  • 5. Journal Club: Psicodélicos e PAP
  • 6. (EN) Psilocibina para Alcoolismo e Formação de Terapeutas - Elizabeth Nielson
  • 7. (EN) Marcela Ot'alora - Terapia com MDMA
  • 8. (EN) Psilocibina para dependência de cocaína - Peter Hendricks e Camilla Straus
  • 9. (PT) Psilocibina para dependência de cocaína - Peter Hendricks e Camilla Straus
  • 10. (EN) Leor Roseman
  • 11. (PT) Leor Roseman
  • 12. Ética e segurança - Brian Anderson
Sessões de perguntas e respostas.
  • 1. Q&A Módulos 1 e 2
  • 2. Q&A Módulo 4
  • 3. Q&A Módulo 5
  • Prova Psicodélicos e Saúde Mental
Voltar ao topo